quarta-feira, 31 de outubro de 2007


No âmbito da cadeira de Comunicação Digital, foi-nos proposta uma aventura: criarmos uma comunidade virtual. Os nossos rostos ficaram um tanto ou quanto apavorados, na medida em que nunca tinhamos tido contacto com esta realidade, nem tão pouco tinhamos ouvido falar. No entanto, a curiosidade e o espírito aventureiro foram factores importantes na realização deste trabalho.
No que consiste então uma comunidade virtual? Não é o mesmo que um blog? A resposta é não.
O blog é uma espécie de diário virtual, uma página pessoal ou de grupo em que o "blogger" desenvolve uma ou várias temáticas, podendo aceitar ou não a opinião dos visitantes. A temática é exposta e desenvolvida da maneira mais conveniente ao "blogger". Estes podem colocar vídeos, imagens, textos, etc. Deste modo, há uma hierarquia dentro do blog, já que é uma única pessoa que comanda, que decide os temas a abordar. Os blogs requerem actualização periódica, são de fácil e intuitivo manuseio e estão mais massificados que as comunidades virtuais, tendo um público mais vasto, uma vez que qualquer pessoa pode visitar/consultar um blog ("espaço-aberto") - o que já não acontece com a comunidade. Para consultarmos esta última temos que estar inscritos na plataforma da comunidade e ser membros dessa mesma, sendo que o seu uso é mais restrito e que as comunidades virtuais ainda estão menos difundidas. O seu manuseamento é também mais complexo.
O Homem é um ser-social e, como tal, procura inserir-se em grupos. Estes grupos (comunidades) conseguem satisfazer todas as necessidades do Homem, excepto as fisiológicas. As comunidades virtuais (não físicas) são uma nova forma de interacção e requerem a partilha de interesses, confiança, identidade e clareza de princípios. A confiança é o princípio-base, aumentando a eficácia do grupo. As comunidades virtuais têm um enorme potencial, já que quebram barreiras temporárias, geográficas, sociais, distâncias de estereótipos, proporcionando um enorme nível de sociabilidade. Uma das principais características é a ausência da dimensão espacial e a partilha de experiências, interesses, lealdade, sentimentos e afinidades. As pessoas juntam-se às comunidades com um objectivo: obter, trocar algo. Lá, todos estão, de certo modo no mesmo patamar, uma vez que todos têm o poder de iniciar novas discussões, de lançar sugestões, etc.
O todo é que forma a comunidade!

O S.O.S Cozinheiro foi uma experiência bastante positiva, enriquecedora e gratificante, na medida em que se tratou de um projecto totalmente novo para nós e ao qual dedicámos muito esforço. Consideramos que após alguns minutos de discussão encontrámos O tema para a nossa comunidade, uma vez que a todos diz respeito. Uma alimentação equilibrada é fulcral, sobretudo numa época em que se vive ao instante.
Relativamente aos objectivos traçados, julgamos ter conseguido atingi-los, criando um espaço virtual onde eram debatidas questões relacionadas com a culinária e onde eram também disponibilizadas receitas para os "aspirantes a cozinheiro". Outro factor que nos satisfaz, é o feedback e a participação dos utilizadores no S.O.S Cozinheiro que demonstraram interesse e curiosidade pelo mesmo. Aproveitamos para agradecer à Dra. Carla Ganito por esta oportunidade de desvendar o significado, as vantagens e desvantagens do mundo virtual e de explorá-lo, uma vez que tivemos que criar uma comunidade, manuseá-la e divulgá-la. Este era um mundo desconhecido que agora nos parece bastante interessante, divertido e que tem um enorme potencial.
A maior dificuldade com que nos deparámos prende-se com o facto de estarmos bastante limitados, o que nos impediu de realizar tarefas planeadas. No entanto, como em tudo, tivemos que nos adaptar às restrições e pensamos que as superámos.
Num futuro próximo procuraríamos, acima de tudo consistência, segurança e criar laços de confiança. Este processo demoraria algum tempo, mas sem ele, a nossa comunidade não seria eficaz. Tentaríamos obter alguns patrocinadores, de modo a melhorar as condições de trabalho (aspecto visual, principalmente) e aumentar os conteúdos e a interacção. Temos o exemplo da Vaqueiro, que além de nos ajudar financeiramente, ajudar-nos-ia na confecção de algumas ementas e na orientação de aulas práticas (outro dos projectos a longo prazo da comunidade). Finalmente, publicitaríamos o S.O.S Cozinheiro, de forma a ganhar mais membros.
Agora, teremos que encerrar a comunidade. Ficará a saudade e o entusiasmo. Confessamos que o nosso (e de todos os membros) S.O.S Cozinheiro já fazia parte do nosso dia-a-dia. É com muita pena nossa que damos por encerrado este capítulo do programa.

Para os mais curiosos e interessados, aqui deixamos o link da nossa comunidade. Terminará dentro de poucos dias, mas podem consultá-la. Desfrutem!


http://www.communityzero.com/soscozinheiro

Saudações Futuristas

Sem comentários: