segunda-feira, 12 de novembro de 2007


Dia Nacional do Não Fumador comemorado de maneira especial

O dia nacional do não fumador está quase a chegar – é dia 17 de Novembro. A Federação Portuguesa do Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) está a organizar um passeio de duas rodas para comemorar este dia. O passeio conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e realizar-se-á no dia 18 de Novembro. Esta iniciativa tem como objectivo alertar os participantes e a população em geral para os riscos associados ao tabagismo. A sua concentração terá lugar às 9 horas no Terreiro do Paço e a partida está prevista para as 9h30. O percurso total terá cerca de 38Km, embora os participantes possam optar por pedalar apenas durante alguns quilómetros. As inscrições são gratuitas – incentivando todos a participar –, mas também obrigatórias e estarão abertas até ao dia 16.

Parece-nos importante promover este tipo de iniciativas, uma vez que, apesar da competência para deixar de fumar ser individual, as acções de sensibilização dão a conhecer os malefícios e alertam as pessoas para determinado assunto.
O vício do tabaco pode e deve ser evitado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ele é a principal causa mundial de morte –, provocando cerca de 2 milhões e meio de mortos, anualmente. As pessoas devem concentrar os seus esforços, de forma a substitui-lo por hábitos mais saudáveis, nomeadamente, o exercício físico, o desporto – fundamental nas nossas vidas. Aqui, este desempenharia a função terapêutica e ocupacional.

Estimadamente, 1,2 bilião de pessoas fuma, em todo o mundo. Consequentemente, a qualidade do ar tem repercussões gravíssimas na saúde de todos nós, fumadores e não fumadores. O tabaco provoca cancro, nomeadamente o do pulmão, bronquite, doenças cardiovasculares, AVC’s – acidentes vasculares cerebrais –, úlceras, entre outras moléstias. No caso das mulheres grávidas, o tabaco prejudica também o desenvolvimento do feto e aumenta o risco de malformações do bebé, podendo levar ao parto prematuro e à síndrome da morte súbita. Todavia, os fumadores não se prejudicam apenas a eles próprios, obrigando os outros a serem fumadores passivos, isto é, a respirarem o fumo contra a sua vontade.

A sociedade deve e tem que lutar contra esta autêntica epidemia dos tempos modernos: o tabagismo! As acções de sensibilização são uma forma de o fazer e prova disso é que a FPCUB, através das suas iniciativas, aliciou inúmeros sócios que antes eram fumadores.

Para mais informações: http://www.fpcub.pt/portal/index.php

1 comentário:

RH disse...

Uma boa iniciativa


Hugo Jorge
http://dr-hugo-jorge.blogspot.com/