domingo, 4 de novembro de 2007

Festival Número-Projecta 07 – 8º Festival Internacional de Artes Multimédia, Cinema e Música de Lisboa



Vai decorrer entre 8 e 14 de Novembro, em Lisboa, o oitavo Festival Numero-Projecta. O Festival vai dividir-se entre o Cinema São Jorge, o Quarteto e o Centro Cultural O Século. Para quem não conhece, trata-se de um festival vanguardista que tem como principais referências as Artes Multimédia, o Cinema e a Música. Este festival tem objectivos ecléticos e interdisciplinares, que procuram promover o multimédia e desenvolver o intercâmbio cultural entre criadores nacionais e internacionais das áreas da música experimental, cinema, VideoJocking e vídeo-arte/vídeo-performance. Entre outros, vão estar presentes nomes como os alemães Cluster, grupo de improvisação integrado na corrente “música cósmica”, os portugueses Rafael Toral, músico e artista plástico que desenvolve a interacção entre som e imagem e Photonz. Destacam-se ainda No Domain, um dos mais influentes VJ’s da actualidade, o compositor Oriol Rossel, o realizador David Reznak e o artista visual Manuel Saiz.
Este ano, Espanha é o país convidado do festival da área de cinema, e o cineasta Tiago Pereira exibe a sua primeira mostra ontológica, Heraclitus e a reposição do screening «O Vídeo Vai ao Cinema», mostra de vídeo-arte nacional presente em Berlim. Aguarda-se com bastante expectativa por esta mostra, que é composta por dois programas de curtas-metragens contemporâneas.
A noite de 10 de Novembro está reservada para o plano nacional. Serão distinguidos os trabalhos dos portugueses em todos os suportes tecnológicos: web sites, filmes produzidos com telemóveis e realizados com técnicas inovadoras e em suporte digital, projectos com som e imagem, projectos 3d, animação, CD-ROM, DVD, jogos, animações com hologramas, vídeo jockey, filmes-concerto, vídeo-arte e plataformas interactivas.
O Festival conta ainda com conferências, vários workshops dedicados aos temas da multimédia.

Para mais informações
:
http://www.numero-projecta.com/

Aventurem-se!

Sem comentários: