sábado, 3 de novembro de 2007




No decorrer dos últimos anos, também o sector automóvel tem sido alvo das novas tecnologias.
Estas têm incidido particularmente nas seguintes vertentes:

1) Segurança
No domínio da segurança, para além dos vulgarizados “airbags”, destacam-se diversos sistemas que se têm vindo a desenvolver nos últimos anos:
-ABS- Sistema recentemente formado que impede as rodas de bloquearem aquando de uma travagem. Veio melhorar substancialmente a eficiência e a segurança da travagem.
-EBD-
Sistema que reparte a pressão da travagem pelos eixos dianteiro e traseiro, em função da carga do veículo.
-ESP-
Sistema de controlo da estabilidade do veículo. No caso deste fugir de traseira numa curva, o sistema trava ligeiramente a roda dianteira exterior à curva e no caso do veículo fugir de frente, o sistema actua no travão traseiro interior à curva. Deste modo, o sistema melhora a estabilidade do veículo.
-EDS-
Sistema que evita que o veiculo patine aquando do arranque, actuando na roda que tiver tendência a patinar.
-TCS-
Sistema de controlo da tracção que tem como objectivo evitar que as rodas patinem em aceleração.

Para além dos sistemas referidos, poderíamos mencionar muitos outros (faróis xénon, sistema de condução nocturna, suspensões variáveis, dispositivos que vão monitorar o veículo em todos os sentidos, desde o sistema de airbag, até ao sistema de alarme serão alertas que poderão notificar uma central de emergência em caso de acidente com a explosão dos airbags e enviar ajuda ao local, graças à localização precisa dada pelo sistema de GPS. O mesmo poderá ocorrer em caso de roubo do veículo, fazendo com que essa mesma central saiba onde o veículo está e possa enviar a polícia para resgatá-lo, etc.) que têm surgido e que revelam o grande dinamismo dos fabricantes automóveis. O grande desenvolvimento na electrónica faz supor que novas tecnologias surgirão brevemente na área da segurança.

2)
Poluição

De forma a reduzir os níveis de poluição, diversos fabricantes estão a estudar e a desenvolver novas tecnologias que permitam uma redução significativa das emissões de gases poluentes.
Hoje em dia já se encontram à venda diversos veículos híbridos, cujas emissões são bastante mais reduzidas que nos veículos com motores de combustão interna. Esta tecnologia dos híbridos baseia-se na utilização conjunta de dois motores (um motor convencional de combustão interna e outro eléctrico). Em determinadas condições é utilizado o motor de combustão e noutras o motor eléctrico ou os dois em simultâneo. A bateria do motor eléctrico é carregada com a ajuda do motor de combustão e com a energia criada aquando da travagem e desaceleração.
As novas exigências de redução de emissões de gases poluentes, bem como as sucessivas crises de petróleo e a diminuição das suas reservas fazem-nos pensar que nos próximos anos assistiremos ao desenvolvimento acelerado de nova soluções motoras, tais como veículos eléctricos, o recurso à energia solar, ao hidrogénio, etc.

3) Conforto

Os desenvolvimentos tecnológicos nesta área são também numerosos: os comandos eléctricos e respectivas memorizações para o posicionamento dos assentos e espelhos, os sistemas de regulação da dureza da suspensão, os sensores e os sistemas de ajuda de/ao parqueamento, sistemas de massagem nos assentos, de navegação, etc. Nesta vertente encontramos também o sistema de entretenimento e de informação que apareceu no mercado há cerca de dois anos – sistemas integrados que utilizam o comando de voz para que os passageiros possam aceder à Internet, receber e-mails, obter informações em tempo real, como notícias, previsão do tempo e informações do tráfego na região. O sistema será capaz de fazer chamadas telefónicas e terá ajuda permanente para trajectos, por meio de um sistema de CD e navegação com
GPS.
A ideia é fazer do automóvel uma extensão da casa e do escritório.

A forte concorrência no sector levará também ao desenvolvimento de novas soluções nos próximos tempos. Esperemos para ver!



1 comentário:

Vasco Cotovio disse...

Existem hoje carros que funcionam com sistemas hybridos que recolhem energia quando desaceleramos, que desligam o motor quando estamos parados.

Existem carros que atingem velocidades de 400km/h.

Um sinal claro de que as novas tecnologias aplicadas ao sector automóvel podem trazer resultados espectaculares.