sábado, 10 de novembro de 2007

EUROPEAN FILM FESTIVAL

Está a decorrer em Cascais e no Estoril entre os dias 9 e 17 de Novembro o European Film Festival, um evento de grande “calibre” que visa dar a conhecer o cinema europeu e premiá-lo mais como uma arte do que como um meio de entretenimento. O evento é apadrinhado por Paulo Branco, com o apoio do realizador italiano Bernardo Bertolucci e de Serge Toubiana, da Cinemateca em Paris. Catorze filmes irão ser escolhidos para competirem pela “Nau de Ouro” — o primeiro prémio, que vale trinta mil euros — e a “Nau de Prata” — o segundo prémio, de vinte mil euros — ou ainda uma menção honrosa que o júri possa atribuir a um actor ou realizador.
Durante o festival haverão projecções de trabalhos do realizador Pedro Almodóvar, uma das principais atracções, bem como um tributo a David Lynch (produtor da famosa série “Twin Peaks”), entre muitas outras obras de cineastas como Francis Ford Coppola, Steven Spielberg, Brian De Palma e vários outros realizadores europeus, numa estimativa de cerca de duzentos filmes exibidos no Casino Estoril e nas salas de cinema do centro comercial Cascais Villa.
Quanto à presença de produções nacionais, o mentor do festival, Paulo Branco comentou: “É óbvio que quero que tenha uma presença forte, só não pode haver conflito de interesses” disse, referindo que, por exemplo, o mais recente filme de José Nascimento, "Lobos" (2007), ficou fora de competição por ter sido ele o produtor."Estou muito interessado em que o cinema português esteja no festival, mas nunca haverá um filme meu em competição", sublinhou.
O júri da competição é composto pelo escritor angolano Ruy Duarte de Carvalho, o pintor espanhol Miquel Barceló, o encenador francês Stéphane Braunschweig, o escritor norte-amerciano Don DeLillo e a actriz Asia Argento.
O festival é patrocinado por António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Duarte Nobre Guedes, presidente do Conselho Turístico da Costa do Estoril, e Mário Assis Ferreira, presidente do Estoril Sol.

O European Film Festival assume-se então como uma boa aposta para todos os entusiastas da “sétima arte”, bem como para qualquer curioso que procure uma perspectiva mais alargada sobre o verdadeiro cinema e não o estereótipo que os “blockbusters” de Hollywood criaram.

Recomenda-se!

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca tinha pensado nesta questão.. mas realmente, é verdade! O vosso blog está interessante. Continuem..